VERTIGENS NOS IDOSOS

À medida que as pessoas envelhecem, muitos fatores fazem com que tonturas e vertigens sejam cada vez mais comuns. Os órgãos envolvidos no equilíbrio, particularmente as estruturas do ouvido interno, não funcionam tão bem. Torna-se cada vez mais difícil enxergar sob luz fraca.

Os mecanismos corporais que controlam a pressão sanguínea respondem mais devagar (por exemplo, ao se levantar). Pessoas mais idosas provavelmente tomam medicamentos que provocam tonturas.

Embora as tonturas e vertigens sejam desagradáveis em qualquer idade, elas causam problemas particularmente às pessoas mais idosas. Pessoas frágeis têm um risco muito maior de cair quando ficam tontas. Mesmo quando elas não caem, frequentemente elas ficam com medo de cair, e isso afeta significativamente sua habilidade para as atividades diárias.

Os medicamentos que ajudam a mitigar a vertigem podem provocar sonolência. Este efeito é mais comum e, por vezes, mais intenso nas pessoas idosas.

Mais ainda do que as pessoas jovens, as pessoas idosas com tonturas ou vertigens podem se beneficiar de fisioterapia e de exercícios para fortalecer seus músculos e ajudar a manter sua independência. Fisioterapeutas também podem fornecer informações importantes para a segurança dos idosos e deficientes, para prevenir quedas.


IMPORTANTE

  • Tontura e vertigem geralmente resultam de distúrbios que afetam o ouvido interno ou as partes do cérebro envolvidas no equilíbrio, ou devido ao uso de certos medicamentos prescritos.
  • Os sintomas podem incluir sensação de desmaio, perda do equilíbrio, vertigem, uma sensação difícil de descrever de atordoamento ou de estar nadando, ou uma combinação destas.
  • Dor de cabeça intensa e qualquer sinal de dificuldade com as funções cerebrais (como dificuldade para andar, conversar, enxergar, falar ou engolir) são sinais de alerta, mas mesmo sintomas vagos podem resultar de um distúrbio sério.
  • As pessoas com sinais de alerta devem procurar um médico imediatamente e geralmente elas precisam de uma RM.
  • Medicamentos, como diazepam ou meclizina, geralmente aliviam a vertigem e proclorperazina pode aliviar a náusea.
  • É necessária uma avaliação minuciosa feita por um especialista se os medicamentos estiverem sendo usados há muito tempo.

 



Fonte:

– MSD Manuals. Versão Saúde para a Família [Tontura e Vertigem]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/sintomas-das-doen%C3%A7as-dos-ouvidos/tontura-e-vertigem

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *