URETRITE MASCULINA

A uretrite é uma infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga até o exterior do corpo.

A uretrite pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus (por exemplo, vírus do herpes simples).

A uretrite pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus (por exemplo, vírus do herpes simples).

As Infecções sexualmente transmissíveis são causas comuns de uretrite em homens. Organismos – como Neisseria gonorrhoeae, que causa gonorreia – podem espalhar-se pela uretra durante a relação sexual com um(a) parceiro(a) infectado(a). 

Clamídia e o vírus do herpes simples também são comumente transmitidos sexualmente e podem causar uretrite.

Quando os homens desenvolvem uretrite, o microorganismo da gonorreia é a causa mais comum. As tricomonas são parasitas microscópicos que provocam igualmente uretrite nos homens. A uretrite também pode ser causada por bactérias que comumente causam outras infecções do trato urinário, como Escherichia coli.


SINTOMAS

Tanto nos homens como nas mulheres, normalmente há dor ao urinar e uma necessidade frequente e urgente de urinar. Algumas pessoas não apresentam sintomas.

Nos homens, quando a causa for gonorreia ou clamídia, há normalmente uma secreção da uretra. A secreção é frequentemente verde-amarelada e espessa quando o microorganismo, denominado gonococo, está envolvido, e pode ser clara e mais líquida quando outros organismos estão envolvidos. Nas mulheres, a secreção é menos comum.

Infecções da uretra que não são tratadas ou são tratadas inadequadamente podem causar um estreitamento (estenose) da uretra. A estenose aumenta o risco de infecções na bexiga ou nos rins. A gonorreia não tratada leva, raramente, a um acúmulo de pus (abscesso) em volta da uretra. Um abscesso pode provocar divertículos na parede uretral (divertículos uretrais), a qual pode ficar igualmente infectada. Se o abscesso perfurar a pele, a vagina ou o reto, a urina pode fluir por uma conexão anormal recentemente criada (fístula uretral).

 


TRATAMENTO

O tratamento depende da causa da infecção. Entretanto, a identificação do micro-organismo que causa uretrite pode levar dias. Dessa forma, os médicos normalmente começam o tratamento com antibióticos que curam as causas mais comuns.

Para homens sexualmente ativos, o tratamento é normalmente realizado com uma injeção de ceftriaxona para a gonorreia mais azitromicina oral ou doxiciclina oral para a clamídia. Se os exames excluírem a possibilidade de gonorreia e clamídia, trimetoprima/sulfametoxazol ou um antibiótico à base de fluoroquinolona (como ciprofloxacino) pode ser usado.

Se a suspeita for de uma doença sexualmente transmissível, os parceiros sexuais devem ser avaliados para determinar a necessidade de tratamento. Homens diagnosticados com uretrite devem ser testados para HIV e sífilis.

 



Fonte:

– MSD Manuals, Versão Saúde para a Família [Uretrite]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/infec%C3%A7%C3%B5es-do-trato-urin%C3%A1rio-itu/uretrite

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *