PRURIDO ANAL

A coceira (prurido) ao redor parte externa do ânus, seja na pele ou no orifício, é chamada de prurido anal. Está geralmente não está ligado a nenhum problema sério de saúde, porém é importante ficar alerta a sinais importantes.

Na maioria das vezes, os médicos não identificam um distúrbio específico causador do prurido anal e este desaparece sem tratamento após um período. A maioria das outras causas de prurido anal são devidas a questões de higiene. Apenas alguns poucos casos são causados por um distúrbio específico, como infecção por oxiúros (enteróbios vermiculares) ou fungos. Entre as causas específicas, apenas causas raras como, por exemplo, doença inflamatória intestinal e câncer da pele ao redor do ânus são consideradas graves.

Uma higiene inadequada pode provocar prurido anal, pois deixa resíduos de fezes e suor que irritam a pele anal. Mais comumente, apenas a limpeza exagerada, geralmente com lenços sanitários e sabonetes fortes, pode ressecar ou irritar a pele ou, ocasionalmente, causar uma reação alérgica. A quantidade e a qualidade de pelos no local também pode causar prurido, bem  como processo de depilação e variações hormonais.

As hemorroidas podem dificultar que a pessoa se limpe completamente após a evacuação. Algumas hemorroidas produzem muco ou causam vazamento, e ambos os quadros clínicos podem causar prurido.

Após o início do prurido anal, um ciclo prurido-coçadura-prurido pode começar, no qual o ato de coçar gera mais prurido. Frequentemente, as pessoas coçam e esfregam tanto a área afetada que chegam a arranhar a pele. Por vezes, as regiões arranhadas apresentam irritação, o que causa ainda mais coceira. É possível que as pessoas também desenvolvam alergia a pomadas ou outros tratamentos que usam para o prurido.


AVALIE O CASO

Nem todo episódio de prurido anal requer avaliação imediata por um médico. As seguintes informações podem ajudar a pessoa a decidir se a avaliação médica é necessária e a saber o que esperar durante a avaliação.

Em pessoas com prurido anal, certos sintomas e características são motivos para preocupação. Incluem

  • Drenagem de pus do ânus ou ao seu redor (drenagem de fístula)
  • Diarreia sanguinolenta
  • Hemorroidas protuberantes ou salientes
  • Pele perianal com restos de material fecal
  • Pele perianal insensível ou espessa

QUANDO CONSULTAR UM MÉDICO

Pessoas com prurido anal e diarreia sanguinolenta ou secreção de pus devem consultar um médico em um ou dois dias. Outras pessoas devem consultar um médico se o prurido durar mais do que alguns dias, mas a consulta não é urgente.

Se os médicos não identificarem anormalidades no ânus ou região perianal, eles geralmente não realizam exames e simplesmente tratam os sintomas da pessoa. Se houver alguma anormalidade visível na pele, os médicos podem examinar a pele perianal arranhada para descartar uma infecção por fungos. Às vezes, eles aplicam uma anestesia local na pessoa e retiram uma pequena porção de tecido para exame microscópico (biopsia da pele).

Se houver suspeita de oxiúros, os quais ocorrem mais frequentemente em crianças de idade escolar, podem ser coletados ovos na região anal usando-se uma fita aderente transparente para confirmar o diagnóstico.

 



FONTE: MSD Manuals

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *