OUTRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PrEP

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) Truvada® que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar seu organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.

A PrEP só é eficaz para pacientes que não possuem HIV+ e que tomam a medicação diariamente, sem interrupções. O seu efeito protetor começa após 7 dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.


CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA PrEP

Ao iniciar a PrEP, é importante manter um acompanhamento. Caso esteja usando a PrEP sem acompanhamento, converse com seu profissional da área da saúde sobre isso.

A cada 3 meses:

  • faça um teste de HIV de “4ª geração” (antígeno e anticorpo)
  • faça um teste completo para detecção de outras doenças sexualmente transmissíveis (ISTs)
  • faça um exame de urina com fita reagente para avaliação dos níveis de proteína ao fazer seu teste para detecção de ISTs. Caso haja mais de um traço, um exame adicional de urina ou sangue pode ser realizado para verificar a sua função renal.

A cada 12 meses:

  • faça um exame de sangue para avaliação da sua função renal – às vezes, é necessário fazê-lo com maior frequência
  • faça um teste para detecção de hepatite C – às vezes, é necessário fazê-lo com maior frequência.

 


E CASO EU QUERIA INTERROMPER A MEDICAÇÃO

Em determinado momento, você pode decidir interromper a PrEP. Converse sobre sua decisão com seu profissional da área da saúde.

Se possível, converse sobre sua intenção de interromper a PrEP com quaisquer parceiros(as) sexuais regulares que possa ter, e faça exames para detecção de HIV e demais ISTs ao mesmo tempo. Garanta que você e seu(a) parceiro(a) façam um teste de HIV de 4ª geração quatro semanas após a última exposição ao risco.

Sexo anal

Caso esteja usando a PrEP para prevenir a transmissão de HIV por sexo anal, não interrompa em até 48 horas após sua última exposição ao risco. Durante esse período, use a PrEP normalmente.

Sexo vaginal

Caso esteja tomando a PrEP para prevenir a transmissão de HIV por sexo vaginal, não interrompa em até 7 dias após sua última exposição ao risco. Durante esse período, use a PrEP normalmente.

Drogas Injetáveis

Caso seja exposto(a) ao risco de contrair HIV através de drogas injetáveis ou “ChemSex”, não interrompa a PrEP em até 7 dias após sua última exposição ao risco. Durante esse período, use a PrEP normalmente.

Caso as suas circunstâncias mudem no futuro, você pode retomar a PrEP.

Lembre-se de que, caso tenha interrompido a PrEP e corra risco de exposição por relação sexual, você pode considerar a PEP (profilaxia pós-exposição). Idealmente, isso deve ocorrer o quanto antes, em até 72 horas após a exposição ao risco.


OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Apesar da alta eficácia da PrEP na prevenção de HIV, ela também pode alterar o modo como você se sente em relação à sua vida sexual, inclusive aos riscos de HIV. Seu(a) médico(a) pode lhe dar a oportunidade de uma conversa confidencial sobre o assunto.

Converse com seu(a) Farmacêutico(a), médico(a) ou enfermeiro (a) de saúde sobre o que você pensa sobre a PrEP e como a PrEP afeta os riscos ao qual se expõe de vez em quando.

Há outros fatores que afetam a sua exposição a riscos, como, por exemplo: como você se sente em relação a si mesmo(a), pressão por parte de terceiros e o uso de álcool e drogas recreativas. Apoio adicional é disponibilizado para ajudar em vários desses problemas.

Avise sempre ao seu médico ou outro profissional da saúde que te acompanhe, caso seu estado de saúde mude e você inicie alguma medicação.

Outras ISTs são importantes. Esse é um motivo para não deixar os preservativos de lado e continuar usando-os.



REFERÊNCIAS

– Ministério da Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais [Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/profilaxia-pre-exposicao-prep

– Sexualwellbeing.ie, Folheto informativo para pessoas que buscam acesso à PrEP por conta própria ou que estejam considerando o acesso à PrEP [PrEP para HIV na Irlanda]. Disponível em: https://www.sexualwellbeing.ie/sexual-health/sexually-transmitted-infections/information-on-hiv/hiv-prep-in-ireland-portuguese.pdf Este folheto foi elaborado, com a permissão da i-Base para adotar seus recursos na Irlanda. Os recursos originais da i-Base encontram-se disponíveis em http://i-base.info/uk-guide-to-prep/

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *