O QUE SÃO DEDOS DA COVID?

Caracterizado como um possível novo sintoma da covid-19 o dedos da covid vêm sendo relatados por pacientes ao redor do mundo e chama a atenção de diferentes especialistas da saúde.

Os dedos da covid-19 se caracterizam por erupções cutâneas em forma de inchaço avermelhados nos dedos dos pés de pacientes que testaram positivo para covid-19.

As inflamações na pele possuem um tom rosado, podendo evoluir para roxo. A pele pode adquirir um aspecto rachado (semelhante a frieiras) e com bolhas também. O sintoma costuma desaparecer sem tratamento depois de algumas semanas.

Ter erupções cutâneas não é raro em caso de infecções virais quando se trata do organismo humano, doenças como catapora e sarampo também causam erupções pelo corpo, por exemplo.

Segundo estudo chinês, primeiro a relatar o problema como possível sinal da doença, apenas 0,2% dos pacientes internados com covid-19 apresentaram o problema.  No fim de março, um outro artigo, da Itália, analisou 150 infectados e apontou o sintoma em 20% deles. Ainda não se tem uma certeza sobre a incidência em pacientes humanos.

Segundo especialistas, as inflamações podem aparecer junto com os sintomas mais comuns, como febre e tosse, ou depois que eles já passaram. Algumas pessoas que testaram positivo para o coronavírus só tiveram manifestações na pele, sem nenhum outro sintoma.

Ainda são necessários mais estudos para entender a relação do vírus com a manifestação na pele. Não se sabe se a inflamação é causada pelo próprio vírus ou faz parte de uma resposta imune do corpo. Alguns cientistas estudam a possibilidade  de o problema ser em decorrência de manifestações alérgicas a medicamentos.

É importante salientar que vários sinais e sintomas têm aparecido ao redor do mundo, em diferentes povos infectados pelo coronavírus e que as manifestações cutâneas, em caso de doentes positivos para a covid-19, não estão restritas aos pés, podem aparecer outras e em outras intensidades e formas, por todo o corpo do paciente.

 


Por> Vinícius Lôbo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *