MEDIDAS DE PREVENÇÃO A GRIPE

A gripe é provocada pelos vírus influenza (tipo A, B, C e D) e temos uma síndrome semelhante à gripe provocada pelos vírus parainfluenza (tipo 1,2,3 e 4), chamada de resfriado.

Os efeitos da gripe são muito mais severos e duram mais tempo que um simples resfriado. A maioria das pessoas recupera-se totalmente em cerca de uma a duas semanas, mas outras irão desenvolver complicações que podem ser fatais.

Os vírus da gripe e do resfriado são muito contagiosos, apresentam sintomas semelhantes e infectam diversas pessoas. O resfriado comum infecta o nariz e a garganta, já a gripe ataca o sistema respiratório. Nenhuma das doenças tem cura e ambas desaparecem por conta própria, embora alguns casos possam tornar-se bem mais graves.

Após ficar doente, a pessoa será contagiosa a partir de um dia antes do aparecimento dos sintomas até 5 a 7 dias após (no caso das crianças, o tempo de contágio pode ser superior a 7 dias).  A gripe é transmitida através do ar pela tosse, fala e espirros que criam aerossóis contendo o vírus. Beijar também pode transmitir o vírus, assim como mãos infetadas com a nossa saliva, seja de forma direta ou indiretamente através da contaminação de objetos.

No entanto, adotando bons hábitos de higiene e algumas medidas preventivas podem ajudar a prevenir a doença ou evitar suas complicações.

É difícil identificar exatamente quantas pessoas morrem todos os anos com gripe. A nível mundial os números rondam as 375.000 pessoas/ano.

Fumar é outro fator de risco associado ao aumento de complicações, hospitalizações e mortalidade pela gripe.


MEDIDAS DE PREVENÇÃO

TOME A VACINA: A vacina da gripe é uma das medidas mais eficazes de se prevenir a doença. A vacina é segura e está disponível na rede publica de saúde para doentes crônicos, idosos e profissionais da saúde. As demais pessoas podem comprar a vacina e se imunizar.

A vacinação deverá ser anual para ajudar a desenvolver o seu sistema imunológico contra as novas cepas do vírus da gripe.

 

LAVAR AS MÃOS: Uma das formas mais fáceis e eficazes de prevenir gripes e resfriados é lavando bem as mãos, várias vezes ao dia.[3] Esse hábito reduz a proliferação de bactérias e do vírus da gripe ou do resfriado em superfícies e espaços comuns.

CUBRA A BOCA E O NARIZ: Quando tossir ou espirrar, use as mãos ou um lencinho para cobrir a boca e o nariz.  Assim, você minimizará o risco de espalhar germes e vírus por aí.

  • Considere tossir ou espirrar no cotovelo para evitar a contaminação das mãos.
  • Jogue fora o lenço utilizado e lave as mãos.[9]Você também deve lavar as mãos depois de tossir ou espirrar nelas.

 

EVITE MULTIDÕES. A gripe e o resfriado são muito contagiosos e costumam se espalhar nos locais onde multidões se reúnem. Evitar multidões e espaços lotados poderá minimizar o risco de contrair qualquer vírus.

  • Lave as mãos após tocar superfícies dentro de espaços lotados. Portas e maçanetas (principalmente de banheiros), por exemplo, são superfícies que podem abrigar os vírus de gripes e resfriados.

 

DESINFETE ESPAÇOS COMUNS: Os vírus de gripes e resfriados podem se espalhar facilmente por superfícies e espaços compartilhados, principalmente banheiros e cozinhas. Desinfetar tais áreas poderá evitar que eles se espalhem. [13]

  • Concentre a limpeza nos espaços compartilhados, como o vaso sanitário, a pia do banheiro, a mesa e a pia da cozinha. Não se esqueça de também desinfetar as maçanetas.

 

EVITE O CONTATO COM PESSOAS DOENTES: Tente evitar contato próximo e prolongado com uma pessoa resfriada ou com os sintomas da gripe. Isso evitará que o vírus o infecte. Caso você seja o doente, tenha consciência de que você pode fazer com quem outras pessoas adoeçam, por isso evite contato próximo, beijos e abraços, nesse período.

 

USE UTENSÍLIOS PRÓPRIOS: Tome cuidado para não compartilhar objetos com pessoas doentes, isso minimizará o risco de uma infecção viral ou bacteriana.

  • Considere usar utensílios descartáveis, como copos e garfos de plástico, enquanto tiver alguém enfermo em casa.

 

MANTENHA O CORPO HIDRATADO: Beba bastante líquido para compensar a desidratação causada pela febre ou produção de muco.

  • Manter-se hidratado o ajudará a sentir-se melhor e diminuirá o risco da doença piorar.
  • Tome água, sucos, caldos, refrigerantes ou chás sem cafeína.

 

EVITE O ÁLCOOL E OS CIGARROS: O álcool e o tabaco pioram os sintomas das gripes e dos resfriados. Interromper ou limitar o consumo de tais produtos poderá encurtar a duração dos sintomas e ajudar a prevenir complicações.



REFERÊNCIAS:

– Scismed [Medidas de prevenção a gripe]. Disponível em: https://www.scimed.pt/geral/medidas-de-prevencao-da-gripe/

– WikiHow [Como prevenir gripes e resfriados]. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Prevenir-Gripes-e-Resfriados

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *