INFERTILIDADE MASCULINA x IMPOTÊNCIA SEXUAL: QUADROS DIFERENTES

A sexualidade masculina é um tema repleto de tabus, medos e dúvidas. Uma questão que poder surgir de forma recorrente aos profissionais da saúde em exercício é a falta de informação entre o que seria infertilidade masculina e impotência sexual.

Muitos casais que desejam conceber um filho podem apresentar dúvida, quanto a essa questão, principalmente porque o homem precisa conseguir manter uma relação sexual com ejaculação para conseguir fecundar um óvulo fértil, quadro que pode ser dificultado quando o homem apresenta problema de disfunção erétil, mas isso não quer dizer que ele não seja fértil.

O intuito desta discussão é informar que ambos os quadros podem aparecer isolados em determinados paciente, bem como juntos, onde um não anula o aparecimento do outro e que ambos podem ocorrer ao mesmo tempo.


INFERTILIDADE MASCULINA

É descrita como o impedimento total ou parcial de se procriar, podendo ser causado por fatores como baixa produção de testosterona; distúrbio da tireoide; produção acima da média do hormônio prolactina; varicocele; infecções no aparelho reprodutor; tumores na hipófise; uso de remédios; problemas genéticos, problemas congênitos e outras disfunções que afetam a ejaculação, como a ejaculação retrógrada.

Esse quadro pode ser revertido em alguns quadros.

 


DISFUNÇÃO ERÉTIL (IMPOTÊNCIA SEXUAL)

Conhecida mais popularmente como impotência sexual, a disfunção erétil consiste na dificuldade em alcançar e manter a ereção do pênis, devido à quantidade insuficiente de sangue na região.

O transtorno pode ocorrer por diversos fatores, como o uso exacerbado de álcool e drogas; obesidade; utilização de certos medicamentos e problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

Apenas casos muito graves não podem ser revertidos de forma alguma, com os tratamentos atuais.

 


Com base nas descrições já feitas, tempos que o homem pode ser infértil e ao mesmo tempo pode ser ereção satisfatória para realização do ato sexual. O mesmo acontece de forma inversa, o homem pode ser perfeitamente fértil  e não conseguir manter uma ereção capaz de lhe permitir uma relação sexual.

Aos casais que estão enfrentando algum tipo de dificuldade na concepção de um filho, estes devem procurar orientação médica especializada para investigação do problema e resolução do mesmo.

Mostrar a diferença dessas complicações é muito importante para encorajar a busca por um médico de confiança e para um tratamento adequado.

 



Com base em matéria de:

– Jornal Vitória – https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/03/2019/entenda-a-relacao-entre-infertilidade-e-impotencia-sexual

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *