HIV – JANELA IMUNOLÓGICA

Sendo o HIV a sigla que determina o Vírus da Imunodeficiência Humana, agente responsável por causar a AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Humana. Temos o HIV como o vírus responsável por infectar humanos, atacando principalmente os linfócitos T CD4+ e debilitando o sistema imunológico do infectado.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Justamente pelo HIV ser um vírus que pode apresentar um período de incubação prolongado, que foi desenvolvido o termo Janela Imunológica para ele.

A Janela imunológica nada mais é do que o período entre a infecção e o início da formação de anticorpos específicos contra o agente causador, momento em que o indivíduo se torna reagente para o HIV, isto é, sai do status de negativo para o status de positivo para o HIV.

Com isso o individuo infectado pelo HIV passa por um período de tempo, até que seu corpo consiga produzir anticorpos contra o vírus e esses anticorpos possam ser detectados pelos testes de sorologia para HIV.

Geralmente, esse período dura algumas semanas, e o paciente, apesar de ter o agente infeccioso presente em seu organismo, apresenta resultados negativos nos testes para detecção de anticorpos contra o agente.

Portanto, é necessário esperar no mínimo 30 dias para realizar o teste para HIV. Caso o resultado seja negativo, e permanecer a suspeita de infecção, refaça o teste em 30 dias. Nesse período, não esqueça de também se proteger, porque o infectado pelo HIV mesmo com exames negativos pode infectar outros pacientes saudáveis.

 



Fonte:

– Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, MINISTÉRIO DA SAÚDE [O que é HIV?]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv

– Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, MINISTÉRIO DA SAÚDE [O que é Janela Imunológica]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/faq/18-o-que-e-janela-imunologica

– Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, MINISTÉRIO DA SAÚDE [O que é janela imunológica? Eu posso ter HIV e resultado negativo no teste? Como eu posso ter certeza de que meu resultado é mesmo negativo?]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/faq/3-o-que-e-janela-imunologica-eu-posso-ter-hiv-e-resultado-negativo-no-teste-como-eu-posso-ter

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *