HEMATOSPERMIA – SANGUE NO SÊMEN

A Hematospermia é a condição onde há a presença de sangue no líquido ejaculado, que pode ser de cor avermelhada com traços avermelhados ou marrom. Também pode ser chamada de hemospermia.

Apesar de ser uma condição que assusta a maioria dos homens, felizmente na maior parte dos casos, não indica nenhum evento prejudicial à saúde dos mesmos, quando esta condição, não está acompanhada de outros sintomas, tais como dores testiculares, desconforto no ato sexual, problemas de micção e febre.

Sangue no esperma ejaculado ou traços avermelhados, pode indicar uma lesão em algum lugar ao longo do trato geniturinário. O esperma é produzido nos testículos (epidídimo), vai ao canal deferente, que por sua vez leva ao ducto ejaculatório. Junto com o líquido das vesículas seminais, próstata e outras glândulas ao longo do trato geniturinário, a ejaculação ocorre quando o sêmen é lançado para fora do pênis. Algumas vezes o sangue observado pelo homem no material ejaculado pode ser de partes externas, como lesões no pênis.

Outro fator comum para ocasionar o evento são traumas mecânicos previamente ocorridos na região genital masculina e longos períodos sem ejaculação.

Apesar de poder não ser uma manifestação preocupante a saúde do homem, certos sintomas e características são causa de preocupação para quem possui hematospermia. Estas incluem:

  • Sangramento por mais de um mês
  • Um tumor que pode ser sentido no escroto
  • Viagem a uma região onde a esquistossomose é prevalente

Homens que têm sinais de alerta devem consultar um médico. O tempo não é crítico e o retardo de uma semana não é prejudicial. Os homens que não têm sinais de alerta e têm menos de 35 anos não precisam consultar um médico a menos que tenham outros sintomas, como dor no escroto ou na virilha ou dor durante a micção. Os homens que não têm sinais de alerta e tiverem mais de 40 anos devem consultar um médico dentro de algumas semanas.

O sangue no esperma pode ser devido a causas desconhecidas e espontaneamente some dentro de alguns dias ou semanas, como ocorre, por exemplo, ao realizar exercícios físicos, ciclismo ou atividade sexual intensa verifica-se rompimento de pequenos vasos e presença de sangue na urina, mas que desaparecem dentro de pouco tempo. Outros motivos:

  • As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s);
  • HIV e tuberculose;
  • Esquistossomose (Schistosoma haematobium)e equinococose (Echinococcus multilocularis);
  • Pode ser devido à irritação por produtos químicos, danos mecânicos e infecções;
  • Tumores prostáticos ou testiculares;
  • Problemas na vesícula seminal, amiloidose, lesões ou cisto nesta região;
  • Intoxicação;
  • Reação alérgica ao látex de preservativos, lubrificantes ou agentes espermicida;
  • Cateter;
  • Uretrite, cistos, pólipos, estenoses;
  • Procedimentos cirúrgicos realizados recentemente na região;
  • Prostatites – Hiperplasias, e câncer de próstata;
  • Exames que foram realizados como biópsia da próstata;
  • Presença de equipamentos para ampliar o pênis.

Para uma avaliação é sempre necessário o auxílio médico. O mais importante é avaliar se a presença de sangue é persistente e está ou não acompanhada de outros sintomas. A idade também é um fator relevante ao relacionamento de certas doenças.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Se o homem tiver mais de 40 anos de idade

Homens a partir de 40 anos de idade têm um risco mais alto de apresentar doenças como câncer de próstata. Por este motivo, é preciso informar o médico toda vez que houver sangue no esperma. O médico deverá averiguar a causa do sangue assim que possível.

Se o homem tiver menos de 40 anos de idade

Homens com menos de 40 anos de idade e sem outros sintomas além do sangue no esperma devem aguardar para ver se o sangue desaparece sozinho. Se o esperma continuar com sangue ou se a pessoa começar a ter outros sintomas, como dor ou febre, será preciso consultar um médico. O médico fará um exame da próstata ou uma análise do esperma e da urina para descobrir a origem do sangue.

 


E COMO TRATAR?

Tratamento em casa

Se o sangue no esperma for resultado de trauma, repousar e deixar que o próprio corpo se recupere pode ajudar. Se também houver inchaço na virilha, pode-se aplicar gelo na área. É importante observar os sintomas e avisar o médico se eles piorarem.

Para casos onde o problema é a simples falta de atividade sexual e ejaculação, o mesmo deverá ser conversado com profissional responsável em consultório médico.

Tratamento médico

Se a presença de sangue no esperma for causada por uma infecção, o médico provavelmente prescreverá antibióticos. Se o sangue no esperma for causado por uma obstrução no trato geniturinário, poderá haver necessidade de cirurgia. Se a obstrução for causada por pedra na bexiga, a pedra poderá ter que ser removida cirurgicamente.

Se o sangue no esperma for causado por câncer, o médico provavelmente encaminhará a pessoa a um especialista (oncologista), que determinará o melhor protocolo para tratar do câncer.

Embora a presença de sangue no esperma seja assustadora, é importante lembrar que, na maioria dos casos, não significa um problema sério.

 


REFERÊNCIAS:

– HU Brasília – Hospital Urológico de Brasília [Hematospermia – Sangue no Esperma]. Disponível em: http://www.hubrasilia.com.br/index.php/noticias/127-hematospermia-sangue-no-esperma

– HealthLine [Sangue no Esperma]. Disponível em: http://pt.healthline.com/health/sangue-no-esperma#Overview1

– Manual MSD [Sangue no sêmen – Distúrbios renais e urinários]. Disponível em: http://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/sintomas-das-doen%C3%A7as-renais-e-do-trato-urin%C3%A1rio/sangue-no-s%C3%AAmen

– PlugBR [Sangue no esperma – Consulta e exames para esclarecer a presença de sangue ao ejacular]. Disponível em: https://www.plugbr.net/sangue-no-esperma-consulta-e-exames-para-esclarecer-presenca-de-sangue-ao-ejacular/

 

8 pensou em “HEMATOSPERMIA – SANGUE NO SÊMEN

  1. boa noite. tenho hemospermia e ja fui ao médico. fiz vários exames e nada. o problema que sai sangue no esperma bem avermelhado e ja tem quase um ano. ja fui em três medicos e nada souberam diser depois doa exames estarem ok. o unico problema que deu foi varicocele. mais oa mesmos falaram que isso não causa sangramento no esperma. não sei mais o que fazer, ja fiz exame até de doenças sexualmente transmissível! sou casado e queria provar que não tenho nada disso. minha vida sexual praticamente acabou. não sei mais o que fazer

    • Olá Flávio
      Meu caro, eu preciso de mais detalhes sobre seus hábitos e sobre sua frequência sexual. Isso porque, muitas vezes o paciente que demora 1 ou 2 semana sem ejacular, pode apresentar manchas de sangue no esperma.
      Outra questão são atividades físicas que você possa praticar, como ciclismo, mesmo que de forma amadora, podem levar ao problema.
      Volte a nos escrever e vamos conversar!

      E desculpe pela demora em responder… Algumas mensagens ficaram offline para nosso servidor por algum tempo

      • boa tarde doutor.
        Bom, minha vida sexual esta maos parada do que ativa.
        devido ao sangramento, pois minha esposa acha estranho e eu tbm claro.
        já fiz até exames de dst e nada.
        exercícios, não faço e nem ando de bicicleta.
        minha vida sexual era boa, mais ai começou esse sangramento e não para.
        tomei um remédio mais não lembro o nome, fez parar maos depois voltou novamente.
        o testículo esquerdo doi, e depressivo essa situação.
        como já tinha falado, ja fui em três médicos e todos falaram que não sabem o porque de tanto tempo sangrando.
        e desanimador e depressivo.
        obrigado por sua atenção

        • Caro Flávio
          Preciso que você me passe informações sobre os exames que você já fez e me responda a algumas questões sexuais.
          Podemos conversar em particular sobre seu caso, pelo e-mail:
          farmaceuticosdocerrado@gmail.com

          Me escreva para tentarmos resolver o seu caso e te devolver a alegria de tempos anteriores.
          No e-mail, diga seu nome, idade, onde você mora.
          Me diga também todos os exames que os médicos pediram para você fazer e se você faz uso de alguma medicação descreva para mim.
          No campo assunto, coloque o titulo desse artigo que tentaremos achar uma solução para você.

          Um abraço e aguardo sua mensagem.
          Vinícius Lôbo

        • Olá

          Desde sábado começou uma dor insuportável no rearticulou lado esquerdo, do nada, ao gozar está saindo avermelhada o esperma, pelo que eu li não tem diagnóstico….
          Tenho 33 anos e não sei o que faço

          • Olá João
            Você teve algum trauma ou acidente que tivesse impacto na região dos testículos??
            Se não tiver ocorrido nada, você deverá procurar um urologista, para descartar qualquer infecção ou outro problema de saúde.

            Não deixe de averiguar esse problema e em caso de outras dúvidas, volte a entrar em contato.
            E-MAIL: farmaceuticosdocerrado@gmail.com

      • Boa tarde doutor, estou a 3 ou 4 meses com hematospermia, fiz US transretal tudo ok, PSA normal e sumário de urina normal, US do saco escrotal deu varicocele bilateral e um cisto de 0,3×0,2cm no epidídimo direito, na primeira consulta o médico receitou azitromucina é cipriota, no retorno ao ver os exames receptor finasterida 1mg , li sobre os efeitos colaterais e diz que a hematospermia é um deles , estou confuso, receitar um medicamento pra um problema na qual um dos efeitos colaterais causam o mesmo problema, valeu obrigado.

        • Olá Ubiratan
          Então, como você tem diagnóstico de Varicocele que é a dilatação anormal das veias testiculares, isso pode causar obstrução de outras estruturas, gerar sangue ao ejacular e etc. É preciso tratar isso, para que tudo volte ao normal, inclusive em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia, algo que você poderá conversar com seu médico.
          Quanto a Finasterida, você deve ter lido sobre inúmeros efeitos adversos o medicamento, mas tenha calma, nem todo efeito adverso, mesmo que comum, acomete todos os pacientes que usam o medicamento. A finasterida pode diminuir a libido, baixar a qualidade dos espermatozoides e alterar a quantidade, qualidade e aspecto do sêmen, no entanto a maioria dos efeitos adversos desaparece após a descontinuação da medicação.
          Você pode conversar com seu médico sobre o risco benefício do tratamento, caso isso lhe preocupe muito, porém tenho certeza que a medicação foi indicada a você,pensando no cisto encontrado e na possibilidade de desenvolvimento de um câncer, onde você deve prevenir e tratar antes de qualquer outro problema.

          Espero ter ajudado.
          Em caso de dúvida,volte a nos escrever por e-mail: farmaceutidosdocerrado@gmail.com

          Boa tarde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *