HÁBITOS QUE PODEM PIORAR A GRIPE

A gripe é uma doença que pode afetar qualquer pessoa. Por ser uma infecção viral que afeta especialmente as vias aéreas e o pulmão. Para contraí-la, basta entrar em contato com secreções de pessoas infectadas, de forma direta ou indireta.

A gripe ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco.

Em média, os brasileiros ficam doentes 3 vezes de gripe ao ano e gastam 5 a 7 dias para a sua completa recuperação.

Em indivíduos com o sistema imunológico fragilizado, essa enfermidade pode evoluir para uma pneumonia. Ao contrário do resfriado, que progride lentamente, a gripe aparece de uma vez.

Alguns hábitos comuns do brasileiro podem contribuir para a piora do quadro. Veja abaixo:

  1. Automedicação: A automedicação é muito comum ao brasileiro que está gripado. Tomar medicamentos em orientação pode agravar sintomas e mascarar outros. O que pode levar em casos mais graves e uma dificuldade de diagnóstico pelo lado dos profissionais de saúde. É comum pacientes gripados se intoxicarem com analgésicos e antipiréticos, o que pode levar a problemas de coração, fígado e rins.

  2. O consumo de álcool: Beber bebidas alcoólicas quando se está gripado pode levá-lo a desidratação e piora dos sintomas de gripe. O álcool também pode suprimir o sistema imunológico e atrasar a recuperação.

  3. Baixa Ingestão de líquidos: Muitas pessoas só bebem água quando sentem sede. Isso é um grande erro, o corpo precisa de líquidos, dos mais variados ao longo do dia e você só sente sede quando seu corpo entra em alerta. Em um paciente gripado o liquido ajuda o corpo na eliminação de vírus e toxinas que fazer o paciente ter o mal estar da gripe.

  4. Fumar: Os fumantes em geral, são mais vulneráveis ao vírus da gripe e resfriado do que os não-fumantes. Isto é devido ao fato de que a toxina no interior no cigarro irrita as vias respiratórias e diminui a efetividade do sistema imunológico. O habito de fumar retarda qualquer tratamento feito para doenças das vias respiratórias.

  5. Falta de sono: O sono adequado é a chave para ter um sistema imunológico saudável. Não dormir afeta sua imunidade e te deixa mais propenso a contrair infecções como a gripe. Não dormir ou descansar quando se está gripado retarda o processo de recuperação.

 


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *