ESTUDO DEMONSTRA QUE DOIS FÁRMACOS FREIAM METASTASE

O câncer usa mecanismos biológicos idênticos àqueles que permitem que um ser vivo saudável cresça. Tal plasticidade pode ser seu ponto fraco, como mostrado por um estudo publicado. O trabalho é uma prova de conceito , a demonstração preliminar de que o processo de evolução do câncer poderia ser revertido.

O estudo mostra que a combinação de dois medicamentos, antitumoral e antidiabético Trametinib e Rosiglitazona, transforma as células do cancro da mama em gordura inofensivo em ratinhos que foram enxertados tumores da mama metastático. Tumores triplo-negativos, a classe mais agressiva de câncer, foram usados ​​no estudo.

A chave do estudo foi atacar o câncer quando as células do tumor realizam a chamada transição epitelial-mesenquimal. Tal metamorfose desenvolve a proliferação do tumor e ajuda as células tumorais epiteliais fixadas a um tecido a se tornarem mesenquimais, permitindo que elas se soltem e se movam pela corrente sanguínea.

O estudo publicado na  Cancer Cell  mostra como as duas drogas retardam a proliferação do tumor e também a metástase. De acordo com o trabalho, as drogas interferem na transição transformando as células cancerígenas em adipócitos . “Células de gordura não podem se multiplicar para gerar filhas, então após a transformação o tumor não pode crescer”, explica Dana Ronen, pesquisadora da Universidade de Basel.

Coautor da pesquisa afirma que “a transformação de gordura única afeta as células ultraperiféricas do tumor, que são responsáveis pelo movimento e causar metástase, então você não deve ter um efeito negativo sobre a saúde e observaram alterações peso dos animais “.

Ronen acrescenta que “o restante das células primárias do tumor se tornam mais diferenciadas, tornando – se mais vulneráveis ​​a outros tratamentos, como a terapia hormonal”. Os pesquisadores querem estudar a estratégia em outros tumores e se podem ajudar animais que geram metástase.

 



Créditos:

ADN RADIO – 91.7

http://www.adnradio.cl/noticias/sociedad/cientificos-demuestran-que-dos-farmacos-transforman-celulas-cancerosas-y-se-frena-metastasis/20190114/nota/3849814.aspx

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *