EJACULAÇÃO RETARDADA: VOCÊ SABIA?

A ejaculação é a ação física de liberação de conteúdo seminal, mediante estímulo adequado. Em alguns casos, pode-se notar que há uma demora para que esse processo ocorra, mesmo havendo excitação e estímulo. Para esse caso, podemos atribuir o nome de ejaculação retardada.

Sendo assim a ejaculação retardada é a dificuldade de ejacular, mesmo quando se há excitação sexual, ereção e estimulo sexual. Pode ocorre em cerca de 1-4% da população masculina.

A ejaculação retardada pode ocorrer de forma primária, quando o indivíduo nunca foi capaz de ejacular durante relação sexual e de forma secundária, onde o indivíduo era capaz de obter uma ejaculação durante ato sexual, mas e algum momento de sua vida, isso passou a ficar difícil de ocorrer ou não mais ocorreu.

Fatos importantes sobre o caso são que:

1 – Normalmente o homem consegue ejacular durante a masturbação, mesmo que ele tenha dificuldades de ejacular durante uma relação sexual.

2- A ejaculação retardada também pode ocorrer durante a masturbação.

É característico de indivíduos que tenham problemas em ejacular, manterem uma relação sexual continua de 30 minutos, em média, ou mais sem ejaculação. Esta que pode ocorrer após esse período ou não ocorrer se não houver masturbação intensa.

Avalia-se que esse estado trás prejuízos psicológicos ao homem, afetando sua autoestima, a relação afetiva entre os parceiros, descontentamento, angustia, depressão, dor ao parceiro entre outros.


CAUSAS DA EJACULAÇÃO RETARDADA

A ejaculação retardada pode ser causas por:

– Efeitos colaterais a medicação: Medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e até medicamentos para controle da hipertensão podem causar retardo na resposta ejaculatória.

– Abuso de álcool e drogas ilícitas: É notado que o excesso de álcool no sangue não somente cause a dificuldade de ereção no homem, bem como também pode leva-lo a não ejaculação em uma relação sexual. O mesmo se equivale a outros dípode de drogas e ao cigarro.

Danos neurológicos: Lesões nervosas causadas por derrames e outros acidentes no sistema nervoso central, bem como doenças como esclerose múltipla podem criar problemas para a ejaculação.

– Condições sexuais: Aqui entram casos de homens com excesso de masturbação ou mesmo abuso de força ou se masturbar o que pode levar a uma pressão não satisfatória em uma relação sexual seja vaginal ou anal.

Parafilias, homens com desejos e fantasias sexuais não convencionais podem não ejacular se estiverem fora dessas condições.

Fantasias sexuais não compartilhadas, onde o homem tem fantasias sexuais e não são expressas ao parceiro e isso dificulta a sua ejaculação.

– Causas psicológicas: Depressão, ansiedade, estresse podem causar dificuldades sexuais.

Qualquer causa física deverá ser examinada por um médico.

 


TRATAMENTO

Em geral o tratamento para essa condição se dá após investigação e avaliação clinica. 85% dos homens com ejaculação retardada não possuem causas físicas para o problema e podem ser tratados com mudança de habito e entendimento do caso e do seu próprio corpo.

Em geral, conversar sobre o problema com profissional de confiança ajuda no problema. Ajuda psicológica também poderá ser conveniente.

É bem mais raro o uso de medicação e outro tipo de intervenção para a resolução do caso.

Alguns homens também podem passar por momentos de dificuldade na ejaculação e posterior melhora. Podendo ser apenas um estado psicológico momentâneo ou um mudança de habito sexual.

 



REFERÊNCIA:

– Clinica de Urologia e Andrologia Dr. Alessandro Rossol – Blog [Ejaculação demorada ou retardada]. Disponível em: https://www.alessandrorossol.com.br/blog/ejaculacao-demorada-ou-retardada/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *