DOENÇA DE SCHEUERMANN

A doença de Scheuermann é a forma mais comum de cifose fixa. Ela, em geral, começa na adolescência e afeta os meninos um pouco mais frequentemente do que as meninas. A causa é desconhecida, mas a doença de Scheuermann às vezes é um problema de família.

Também conhecida como Cifose de Scheuermann, é uma doença de caráter idiopático que atinge com idades entre 8 e 12 anos, que causa deformidade na coluna em cifose. É progressiva e, muitas vezes, acompanhada de dor nas costas.

A doença tem caráter idiopático, ou seja, sem causa determinada, com padrão de herança autossômica dominante de alta penetrância e expressividade variável.

O diagnóstico é feito com base em exame físico e exames de imagem como radiografia, tomografia e ressonância magnética da coluna.

A cifose grave tem maior probabilidade de causar desconforto e pode às vezes restringir a mobilidade do tórax, causando doença pulmonar. Os médicos podem confirmar o diagnóstico fazendo radiografias da coluna vertebral.

A cifose leve pode ser tratada reduzindo-se o estresse causado pelo carregamento de pesos e evitando-se atividades extenuantes. A coluna pode se endireitar levemente com tratamento, ainda que os sintomas possam não diminuir. Não está claro se o tratamento da cifose leve evita que a curvatura piore.

Quando a cifose é mais grave, o tratamento consiste mais frequentemente no uso de uma órtese para a coluna ou em dormir em uma cama rígida. O tratamento pode diminuir os sintomas e prevenir que a curvatura piore. Em casos raros, a cifose piora de tal maneira, apesar do tratamento, que cirurgia é necessária para endireitar a coluna.

 



Fonte:

– MSD Manuals, Versão Saúde para a Família [Cifose]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos-nas-crian%C3%A7as/cifose

– Site Dr. Yunes [Cifose de Scheuermann]. Disponível em: https://www.dryunes.com/doencas-da-coluna/cifose-de-scheuermann/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *