CURIOSIDADE SOBRE FARMÁCIA

Diferença entre Farmácia e Drogaria

371-sebraemg-farmacia-ou-drogaria

 

Às vezes nos deparamos com essa dúvida, então vamos aos conceitos:

 

 

 

 


Farmácia é o estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados (médicos, dentistas e veterinários e farmacêuticos) e também pode comercializar produtos industrializados.

Já as Drogarias são os estabelecimentos que apenas comercializam medicamentos industrializados, não possuem nenhum laboratório para manipulação de fórmulas e estes no máximo podem ter uma sala para fracionamento dos medicamentos produzidos por uma indústria.

Por outro lado, quando nos lembramos de nossa pátria mãe – Portugal, nos deparamos com outros significados, igualmente curiosos.

Em Portugal uma Farmácia é todo e qualquer lugar onde há a venda de medicamentos, seja ele produzido no próprio local ou advindo de uma indústria /distribuidora. É necessariamente um estabelecimento de saúde, onde se deve trabalhar o farmacêutico. No sentindo mais amplo, as farmácias são o mesmo que conhecemos como drogarias e farmácias no Brasil.

E também temos em Portugal, sendo uma Drogaria, o local onde se vende produtos de limpeza, venenos para ratos, formigas ou ácidos para limpeza da casa e de ralos, e até utensílios domésticos como vassoura e escovas. São mine mercados, que vendem produtos inflamáveis e corrosivos, que não são encontrados com facilidade nos supermercados. Ou seja, um simples estabelecimento comercial.


Por: Vinícius Lôbo

1 pensou em “CURIOSIDADE SOBRE FARMÁCIA

  1. Pingback: "Farmacêutico no Brasil e hoje estudante em Portugal": A realidade de quem vai estudar em Portugal - Diário Farma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *