CONHEÇA OS PRINCIPAIS MITOS SOBRE ANDROPAUSA

Existe uma queda natural da testosterona entre os 40 e os 70 anos numa proporção de 1% ao ano. Porém em alguns homens ela é mais acentuada e precoce levando o homem a andropausa.

A Andropausa é uma queda na produção dos hormônios masculinos, comum em alguns homens. É importante se levar em consideração que diferente da menopausa, a Andropausa não causa a interrupção abrupta da produção de testosterona, no homem, mas sim uma gradativa diminuição da testosterona livre.

A andropausa pode causar grande variedade de sinais e sintomas e estar relacionada a diversas enfermidades do homem. No diagnóstico da andropausa, leva-se em conta o que o indivíduo sente e/ou apresenta durante o exame físico para avaliação das possíveis causas.

Cansaço, humor variável, distúrbios do sono, perda de concentração, diminuição na massa muscular, aumento da gordura abdominal, queda dos pelos pubianos, diminuição na vitalidade e pique, tendência a depressão, queda na libido e disfunções sexuais são sintomas facilmente confundidos com “stress” físico. Estudos mostram que homens com mais de 50 anos apresentam esses sintomas na andropausa.

Somente 5% do universo masculino, tem uma diminuição mais acentuada , principalmente quando situados no grupo de risco de doenças cardiovasculares , diabéticos ,depressão , sedentarismo, obesidade, tabagismo, usuários de drogas, e doenças crônicas e a este grupo chamamos de DAEM (distúrbio androgênico do envelhecimento masculino) conhecido como Andropausa.

Então vamos abordar alguns dos principais mitos sobre a andropausa:


– A Andropausa é a versão masculina da Menopausa?

Mito. A condição que afeta as mulheres sugere uma “pausa” nas menstruações. Nos homens, nada é interrompido. O que ocorre é um declínio no nível de testosterona (hormônio masculino). Seu nome correto é Deficiência Androgênica no Envelhecimento Masculino (DAEM).

 


– A Andropausa compromete a fertilidade do homem?

Mito. Diferente das mulheres na menopausa, os homens podem gerar filhos em idades avançadas e sob a condição da andropausa. A infertilidade  só ocorre quando a produção de testosterona é muito baixa e impossibilita a produção de espermatozoides viáveis.

 


– Todo homem que estiver na Andropausa precisa fazer reposição hormonal?

Mito. A reposição hormonal é um processo sério que não deve ser feita sem a real necessidade e sem acompanhamento profissional adequado. Para os homens na andropausa, ela só é necessária quando o nível de testosterona é inferior a 200 nanogramas por decilitro.

 


– Sempre que um homem enfrenta a Andropausa ele também sofrerá com dificuldades de ereção e impotência sexual?

Mito. Isso porque não só a queda a testosterona pode fazer o homem ter dificuldades na ereção. A ereção do homem reflete também seu estado psicológico, a existência de outras patologias, o desejo atual para a prática, o estímulo adequado entre outros. Ter uma queda acentuada na testosterona pode criar dificuldades para que o homem tenha ou mantenha uma ereção, porém ele não é o único fator e há paciente que convivem com andropausa e não sofrem com disfunções sexuais.

 


– Não existe tratamento adequado para a Andropausa?

Mito. O tratamento de reposição hormonal é muito eficaz para a maioria dos homens. Mudanças de hábitos também podem levar a uma melhora do quadro geral do paciente.

 


– A Andropausa é uma condição que afeta apenas homens de meia idade e idosos?

Mito. Como fatores genéticos e hábitos de vida podem influenciar diretamente na queda produção de testosterona no homem e consequentemente Andropausa, homens por volta dos 30 anos já podem desenvolver esse processo, assim como homens com mais de 70 anos podem nunca ter sentido qualquer sinal da Andropausa.

 


– Os sintomas da Andropausa são iguais para todos os homens?

Mito. Os incômodos variam conforme a taxa hormonal e pode não interferir na saúde. Quando há uma queda acentuada, há perda da libido, redução das massas muscular e óssea e alterações de humor, porém há homens que não sentem nada disso.

 



 

LEIA MAIS SOBRE A ANDROPAUSA EM:

 

 

REFERÊNCIAS:

– Bayer para homens [Andropausa]. Disponível em: https://www.bayerparahomens.com.br/saude-do-homem/andropausa/andropausa.aspx

– Clínica Fértilis [Mitos e verdades sobre a Andropausa]. Disponível em: http://www.fertilis.com.br/midia2.html

– Dr. Amaury Mendes Junior [Andropausa: Mitos e Verdades]. Disponível em: http://www.amaurysexologo.med.br/artigos/andropausa-verdades-e-mitos/

– Portal do Envelhecimento [Andropausa: Mitos e Verdade sobre o vilão da virilidade masculina]. Disponível em: http://www.portaldoenvelhecimento.com/index.php/publicacoes0/item/1868-andropausa-mitos-e-verdades-sobre-o-vil%C3%A3o-da-virilidade-masculina

– Crystals [Mitos e verdade sobre Andropausa e Testosterona]. Disponível em: http://www.crystals.com.br/mitos-e-verdades-sobre-andropausa-e-testosterona/

– Revista Viva Saúde [5 Mitos sobre a Andropausa]. Disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/5-mitos-sobre-a-andropausa/4717/#



 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *