CIRURGIA METABÓLICA: O QUE É?

Define-se cirurgia metabólica como qualquer intervenção do tubo digestivo, que tem como finalidade o controle do diabetes do tipo 2, com ou sem medicação através de mecanismos independentes da perda de peso, e também secundariamente por perda de peso.

A Cirurgia Metabólica poderá ser indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2.

Também é necessário que o paciente não responda bem aos outros tratamento para controle da diabetes tipo 2, não tenha a doença diagnosticada a mais de 10 anos e idade mínima de 30 anos e máxima de 70.


DIFERENÇA ENTRE CIRURGIA METABÓLICA x CIRURGIA BARIÁTRICA

As técnicas cirúrgicas regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina são as mesmas, porém a derivação gástrica em Y de Roux (bypass gástrico) é a operação de primeira escolha para a cirurgia metabólica pelo seu perfil de pequenos riscos e muitos benefícios, mesmo a longo prazo.

Basicamente muda-se a finalidade da cirurgia, onde a cirurgia bariátrica visa a redução do peso e a cirurgia metabólica visa o controle da diabetes tipo 2.

Sendo assim, qualquer cirurgia gástrica que vise o controle da diabetes melitus tipo 2 será considerada uma cirurgia metabólica.

 


REFERÊNCIAS:

– Centro de Obesidade e Diabetes [Cirurgia Metabólica]. Disponível em: https://centrodeobesidadeediabetes.org.br/tudo-sobre-diabetes/cirurgia-metabolica/

– Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCMB [Cirurgia Metabólica]. Disponível em: https://www.sbcbm.org.br/cirurgia-metabolica-uma-nova-perspectiva-para-o-paciente-com-diabetes-tipo-2/

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *