CERATOCONE

O ceratocone é uma doença ocular que consiste numa alteração progressiva do formato da córnea (a camada transparente em frente da íris e da pupila), que a torna irregular e com a forma de um cone, o que piora a visão.

A doença geralmente começa entre os 10 e 25 anos de idade. Os dois olhos são sempre afetados, causando importantes alterações na visão e exigindo frequentes mudanças na prescrição de óculos ou lentes de contato em muitas pessoas. A causa é desconhecida mas as pessoas são mais propensas a contrair o ceratocone se tiverem um dos seguintes fatores:

  • Um membro da família que tem ceratocone
  • Tendência a desenvolver diversos tipos de alergia (muitas vezes chamado de atopia)
  • Tendência a esfregar bastante os olhos
  • Pálpebras caídas
  • Determinados distúrbios do tecido conjuntivo (por exemplo, síndrome de Ehlers-Danlos, síndrome de Marfan e osteogênese imperfeita)
  • Síndrome de Down
  • Distúrbios que são aparentes no nascimento e causam visão deficiente (por exemplo, amaurose congênita de Leber, retinopatia de prematuridade, e falta de uma íris no olho)
  • Apneia obstrutiva do sono

 


TRATAMENTO

As lentes de contato costumam corrigir os problemas de visão melhor do que os óculos mas, às vezes, a alteração na forma da córnea é tão grave que as lentes de contato não podem ser usadas ou não conseguem corrigir a visão.

Tratamentos com luz ultravioleta que enrijecem a córnea (chamado reticulação do colágeno) são utilizados na Europa e acabaram de ser aprovados para uso nos Estados Unidos.

A inserção de segmentos do anel corneano (objetos que alteram o formato da córnea para ajudar a corrigir a refração) parece melhorar a visão, permitindo que as pessoas tenham maior tolerância ao uso das lentes de contato. Os segmentos do anel corneano evitam que algumas pessoas se submetam ao transplante de córnea.

Em casos extremos, um transplante da córnea pode ser necessário para recuperar a visão.

 



FONTE:

– MSD Manuais. Versão Saúde para a Família [Ceratocone]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-oftalmol%C3%B3gicos/doen%C3%A7as-da-c%C3%B3rnea/ceratocone

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *